Floriano, Piauí, Brasil

Situado na mesorregião do sul piauiense e na microrregião de Floriano, o município de Floriano com área de 3.676km² é limitado, ao norte, pelo município de Amarante e pelo de Barão de Grajaú no Estado do Maranhão; ao sul, pelos municípios de Itaueira e Flores do Piauí; a leste, pelos municípios de Francisco Ayres , Nazaré do Piauí e São José do Peixe e, a oeste, pelo município de Jerumenha .

 

Floriano é um município emergente e, cada vez mais, um influente pólo de desenvolvimento regional. Sua sede é o ponto de convergência de vasta área do sul do Piauí e Maranhão, sendo chamada de Princesa do Sul, destacando-se por sua grande vocação na área comercial, além de vir despontando como pólo de saúde.

 

Floriano possui clima tropical megatérmico e semiárido. As temperaturas sempre elevadas durante todo o ano, com médias mensais entre 25ºC e 28ºC, implicam alta demanda ambiental de água. Durante cerca de 10 meses há profunda carência de água no solo, tornando os rios intermitentes. Merece destaque o período compreendido de setembro a novembro, com temperaturas médias em torno de 27,5ºC e máximas diárias freqüentes entre 35ºC e 37ºC, não sendo raras as ocorrências de máximas com até 40ºC.

 

O ambiente natural da cidade de Floriano destaca-se por sua rica hidrografia. Floriano está situada na Zona Fisiográfica do médio Parnaíba, à margem direita do rio, em frente ao município de Barão de Grajaú, no Estado do Maranhão. O município é cortado, ainda, pelos rios Gurguéia, Itaueiras e Correntes. Dentre esses rios, apenas o Parnaíba e o Gurguéia têm curso perene. Riachos de menor porte como o Vereda Grande, o Irapuá, o Taboca, o Riacho Fundo e o Canoa cortam a sede urbana de Floriano, partindo do interior do município e indo para o Parnaíba.

O rio Parnaíba, também conhecido como o Velho Monge, é o segundo maior rio do nordeste brasileiro e pode ser considerado de planície na maior parte de seu leito.

 

A cobertura vegetal de Floriano é composta pela vegetação do cerrado associada à vegetação da caatinga, típica do semi-árido (ver mapa 02). Na periferia dos bairros que compõe a sede do município, um cinturão de vegetação nativa, quase intocada, mistura-se com o início da área rural.

 

 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Floriano/PI

Ligue

Tel: 89-3522-3284 

Cel: 89-98125-8251 

Siga

  • facebook
  • White Instagram Icon
  • Twitter Clean

© 2023 por Os Mobilizadores.

Orgulhosamente criado com Wix.com