Apresentação

Objetivos

A Jornada Acadêmica é um evento de cunho científico, de realização anual, que tem por objetivo reunir pensadores e interessados a fim de se discutir a realidade e o futuro do ensino básico, técnico e tecnológico nas modalidades presencial e a distância, tanto quanto promover a interação e a troca de experiências. Nesse sentido, a Rede Federal de Ensino é convocada à tomar parte da produção científica, sem perder de vistas o papel que possuem de formação na Educação Básica.

 

A proposta se dá num momento histórico de mudanças, principalmente, com a retomada do ensino profissionalizante concomitante com o Ensino Médio. A revitalização dessa modalidade de ensino, associada às ações de promoção do jovem, tem buscado sua proteção e a garantia de direitos. Contudo, tanto a carreira no magistério federal, como a possibilidade de acesso ao vestibular tradicional/ENEM, tem atraído professores e alunos sem perspectiva de permanecerem na Educação Básica/Técnica. Essa adaptação também suscita o debate e contribui para que busquemos melhorias para a educação como um todo, e nessa perspectiva, a educação profissional e tecnológica tem muito a oferecer.

 

Diante desse novo fazer no desenvolvimento científico e tecnológico para essa modalidade de ensino, com a intensificação e diversificação das atividades de formação profissional, este evento visa tecer novas parcerias, divulgar ações e projetos de relevância que estão em andamento e propor mudanças que intensificam o fazer pedagógico e científico atrelados à educação profissional e tecnológica. Assim, como resultados, esperamos a a divulgação de boas práticas e de propostas de intervenção e ampliar o debate e a busca por soluções com vistas ao estímulo à pesquisa no âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico. Por fim, espera-se que o evento articule alunos e professores às novas demandas da educação profissionalizante, para a sustentação de papéis protagonistas no universo do Ensino Médio Profissionalizante.

Comissão Organizadora

- Promover discussões entre grupos de pesquisadores, professores e estudantes na área da produção científica, visando o incentivo e a melhoria da pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica.

- Divulgar pesquisas ou projetos de extensão (concluídos ou em andamento), bem como relatos de experiência desenvolvidos na Rede Federal de Ensino e em outras IES, pelos docentes e discentes;

- Realizar a divulgação e lançamento de obras (livros, revistas, sites e afins) de interesse da Educação Profissional e Tecnológica.

Tema 2022

Práticas inovadoras: experiências na pandemia e perspectivas

Áreas Temáticas

- Linguagens, Códigos e suas tecnologias

- Ciências Humanas e suas tecnologias

- Matemática e suas tecnologias

- Ciências da Natureza e suas tecnologias

- Ambiente e Saúde

- Controle e Processos Industriais

- Desenvolvimento Educacional e Social

- Gestão e Negócios

- Informação e Comunicação

- Infraestrutura

- Produção Cultural e Design

- Recursos Naturais

Público Alvo

Estudantes de ensino básico, técnico e tecnológico, de graduação, de pós-graduação, professores(as), pesquisadores(as) e gestores educacionais.

Carga Horária

30h

Certificação

- Os certificados de participação, dos minicursos e de apresentação de trabalhos serão emitidos, em até 60 (sessenta dias) após encerramento do evento.

 

- Salientamos que é preciso atingir 75% de participação nas atividades do evento.